CENTRO UNIVERSITÁRIO
– UNIFIEO
Claudia Rodrigues dos Santos
Diego Benjamim Neves
Emerson Ferreira dos Santos
Isaura Silva Xavier
Lidiane Espindola Lopes
PROJETO –
CUIDADOS E PRIMEIROS SOCORROS (PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS)
OSASCO
– 2009
TÍTULO
“É melhor
prevenir do que remediar. Mas saiba o que fazer se a prevenção falhar: Cuidados
e Primeiros Socorros na Educação Infantil.”
INTRODUÇÃO
Este projeto, voltado para
professores e funcionários da Unidade Escolar de Educação Infantil, terá a
duração de quatro dias, e será apresentado por meio de palestras.
Para tanto, cada palestra contará
com a participação de profissionais que prestam serviço na área da saúde (SAMU,
Corpo de Bombeiros, Enfermeiros e Médicos), e que estarão preparados para
apresentar aos participantes, oralmente e na prática, quais as melhores
maneiras de se prevenir acidentes no ambiente escolar. Além de enfatizar os
cuidados e socorros que devem ser proporcionados às crianças, caso a prevenção
fracasse.
PÚBLICO-ALVO
Professores
e Funcionários
JUSTIFICATIVA
O
presente projeto justifica-se pela necessidade de capacitação, ainda que
insipiente, dos profissionais da Unidade Escolar de Educação Infantil acerca
dos cuidados essenciais e primeiros socorros às crianças pequenas.
Cotidianamente, os meios de
informação de massa trazem a nós, profissionais da educação ou não, informações
sobre negligências e ignorâncias no que diz respeito aos cuidados, prevenção de
acidentes e socorros, tanto da sociedade em geral, como em instituições
especializadas no atendimento à infância, o que é mais preocupante ainda.
Nota-se que geralmente os
profissionais destas instituições não são capazes de promover atendimento
emergencial eficaz ou nem ao menos, autonomia quanto à solicitação de socorro
de instituições e serviços especializados.
Isto também se agrava, quando se
trata de negligenciar cuidados básicos de higiene pessoal e saúde coletiva.
OBJETIVOS
GERAIS
Sensibilizar e promover ações para
que os profissionais da escola possam ressignificar o olhar para a importância
dos cuidados na primeira infância, bem como capacitá-los minimamente para
agirem com autonomia em situações de emergência.
CRONOGRAMA
DATA
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OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS DIDÁTICOS
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AVALIAÇÃO
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1º
Dia
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Evidenciar,
aos professores e funcionários, a importância dos Primeiros Socorros
Infantis.
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Cuidados/Socorros/Prevenção.
*Ferimentos,
machucados, fraturas, desmaios, cortes, picadas de insetos, objetos estranhos
(nos olhos, nariz, ouvido ou garganta), dor de ouvido, dor de dente,
convulsões, sangramento nasal, intoxicações, ingestão de corpo estranho,
aspiração de corpo estranho.
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-
Palestra interativa com os especialistas do SAMU (Serviço Ambulatorial de
Urgência).
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*Tela
de projeção;
*Computadores;
*Retro;
*Folhetos;
*Cadeiras;
*Torso
Humano;
*Esqueleto
Humano;
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*A avaliação será processual,
diária, observando-se a participação e o envolvimento de todos, professores e
funcionários, diante da proposta apresentada.
Serão levados em conta nessa avaliação, os indicadores de aprendizagem
e interiorização dos cuidados na infância, da prevenção de acidentes e dos
métodos de primeiros socorros, bem como da necessidade e importância dos
mesmos.
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2º
Dia
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Esclarecer,
aos professores e funcionários, quais os procedimentos adequados que devem
ser adotados enquanto se aguarda a chegada do Corpo de Bombeiros.
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-
Cuidados/Socorros/Prevenção.
*Incêndios
/ eletricidade, queimaduras.
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-
Palestra com militares do Corpo de Bombeiros do Butantã, São Paulo – SP.
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*Filme
– documentário de 20 minutos;
*Tela
de projeção;
*Computadores;
*Retro;
*Folhetos;
*Cadeiras;
*Bonecos
do corpo humano.
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3º
Dia
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Sensibilizar,
professores e funcionários, sobre os cuidados essenciais nos primeiros meses
de vida da criança.
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-
Cuidados Pós-Parto.
*Higiene,
troca, alimentação, exames necessários.
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-Palestra
com enfermeiros da ala Neo-natal do Hospital das Damas, Osasco – SP.
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*Bonecos,
produtos de higiene pessoal;
*Cartazes;
*Folhetos;
*Cadeiras.
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4º
Dia
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Esclarecer
quais os cuidados que professores e demais funcionários da escola devem ter,
de forma corriqueira, com as crianças.
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Cuidados na Infância.
*Espaços
e objetos apropriados, alimentação adequada, atenção diferenciada, Patologias
(alergias, refluxos, etc.), Doenças da infância (catapora, caxumba,
resfriado, sarampo, etc.), vacinação, acompanhamentos pediátrico e
odontológico.
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-
Palestra com 2 médicos do Programa Saúde da Família da UBS do Jd. São Jorge,
São Paulo – SP.
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*Power Point;
*Data-show;
*Computadores;
*Folhetos;
*Cadeiras.
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BIBLIOGRAFIA
RIZZO,
Alexandre de Oliveira; OLIVEIRA, Alexandre Roberto Diogo de; PEYNEAU, Daniela
Paes Leme et al. Plantão Médico: Urgências e Emergências. p. 128-132 e 134. Rio de
Janeiro: Editora Biologia e Saúde, 2003.
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