segunda-feira, 24 de junho de 2013

A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES



 
“Estar longe ou pior, fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão. É por isso que transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar.” (FREIRE, 1996)

Nas palavras do mestre Paulo Freire, podemos delinear os grandes objetivos da educação: formar e instruir. Instruir é dar condições para que se alcance a autonomia intelectual, indispensável na leitura de mundo, prosseguimento de estudos e exercício da cidadania. Mas como o grande educador cita , esta autonomia não se pode ser construída num contexto em que não se ensine e aprenda valores morais.
                A tarefa que se põe à escola é complexa. Construir valores é muito mais do que trabalhar com jogos de regras. A escola precisa atuar de forma interdisciplinar e se atentar para diferentes dimensões como as que se seguem.
Incluir transversalmente em seus conteúdos e situações de aprendizagem, os direitos humanos, a ética, inclusão, convivência democrática, violência, discriminação e outros temas de abrangência e urgência social, ligando-os diretamente com a vida dos estudantes.
Pensar estratégias para que as relações interpessoais sejam democratizadas. Que haja respeito mútuo, solidariedade. Que o conhecimento se dê numa relação de dialogicidade, coletivamente, num ambiente em que o aluno se sinta protagonista de sua construção do conhecimento.
O desenvolvimento da consciência lógica e moral é fruto de condições psicossociais presentes na interação do indivíduo com a sociedade e o mundo. Nesta interação o egocentrismo infantil sofre uma queda. E as relações de cooperação entre os diferentes sujeitos no ambiente escolar contribuem para a ascensão da autonomia moral.

Que haja intencionalidade. É preciso ter em mente quais valores trabalhar. Uma boa sugestão é a Declaração dos Direitos Humanos.

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