quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sobre letras e o momento certo de apresentá-las aos alfabetizandos

Existem dois tipos de letras: BASTÃO(de forma) e CURSIVA(de mão), que podem se apresentar nas formas maiúsculas e minúsculas.Como vemos abaixo:

Os alfabetizandos podem se apropriar do sistema de escrita mediante um efetivo trabalho com qualquer um dos tipos ou formas, haja vista que na sociedade, as letras se apresentam em diferentes tipos, fontes, formas, tamanhos, cores etc.
Porém recomenda-se iniciar o processo de alfabetização utilizando quase que exclusivamente a letra bastão maiúscula, já que esta facilita o decorar da forma das letras mais facilmente que o outro tipo. A letra cursiva, como o nome diz, segue um curso, que para formar uma palavra emenda uma letra à outra. Uma criança ou adulto no processo de alfabetização pode vir a ter dificuldades para discernir onde começa e quando termina uma determinada letra, por exemplo. Daí a recomendação feita acima.
O trabalho sistemático com aletra do tipo bastão na forma maiúscula não impede porém, que os alunos tenham o contato com outros formatos.É importante por exemplo, manter à vista de todos um alfabeto cm os dois tipos e duas formas, seguido inclusive de uma palavra ou lista de palavras e símbolos ou desenhos que iniciem com a determinada letra. Isto auxilia no processo de identificação das letra em seus tipos e formas, bem como, ajuda na análise do sistema de escrita. Isto porque a figura e a palavra que dá nome à figura, desde que sejam conhecidas do grupo de alunos, nos ajuda ajustar a escrita ao som da palavra.

Quanto tempo trabalhar somente com a letra bastão maiúscula?

Não existe um tempo determinado, mas recomenda-se que os alunos tenham construído a hipótese alfabética sobre a escrita. Isto quer dizer que os alunos já consigam registrar todos os sons (sílabas)de uma palavra com as letras correspondentes, mesmo que contenha erros ortográficos. Veja o exemplo abaixo:
O processo de construção da escrita até chegar à hipótese alfabética também não é algo tão previsível que possa ser datado. Tudo dependerá de uma série de fatores, tais como disposição dos educandos em aprender, qualidade das situações de aprendizagem vivenciadas, qualidades dos materiais, qualidade das intervenções feitas pelos educadores etc. 
O fato é que quando os alunos constroem a hipótese alfabética sobre a escrita não encontram grandes dificuldades para relacionar a letra bastão maiúscula à sua forma minúscula, desde que esta não seja um objeto alheio à eles. Portanto, é importante que eles tenham um alfabeto como o que falamos acima bem como que tenham a oportunidade de manusear livros, textos, jornais e revistas, já que estes , em sua maioria, são escritos utilizando a letra bastão nas duas formas (o que chamamos de letra de gráfica ou imprensa).

E a letra cursiva?

A letra cursiva é quase que um objeto utilizado só na escola. E é uma forma de ensinar nossos educandos a copiar e escrever de forma mais rápida, apenas. Uma outra utilidade que se tem é a rubrica de documentos como cheques. Nada mais. ão se vê por exemplo cartazes, outdoors, placas e similares escritos com este tipo de letra.
A recomendação é parecida com a referida sobre a forma minúscula da letra bastão - desde que os alunos já escrevam de forma alfabética -, no entanto o processo de identificar até conseguir grafar palavras, frases e textos pode demorar um pouco. O que pode auxiliar são atividades de coordenação motora em que os alunos sejam desafiados a "desenhar" as letras em suas duas formas, como as que se veem abaixo etc.

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