domingo, 13 de outubro de 2013

CUIDADOS E PRIMEIROS SOCORROS

CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNIFIEO

Claudia Rodrigues dos Santos
Diego Benjamim Neves
Emerson Ferreira dos Santos
Isaura Silva Xavier
Lidiane Espindola Lopes















PROJETO – CUIDADOS E PRIMEIROS SOCORROS (PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS)























OSASCO – 2009

TÍTULO

“É melhor prevenir do que remediar. Mas saiba o que fazer se a prevenção falhar: Cuidados e Primeiros Socorros na Educação Infantil.”


INTRODUÇÃO

            Este projeto, voltado para professores e funcionários da Unidade Escolar de Educação Infantil, terá a duração de quatro dias, e será apresentado por meio de palestras.
            Para tanto, cada palestra contará com a participação de profissionais que prestam serviço na área da saúde (SAMU, Corpo de Bombeiros, Enfermeiros e Médicos), e que estarão preparados para apresentar aos participantes, oralmente e na prática, quais as melhores maneiras de se prevenir acidentes no ambiente escolar. Além de enfatizar os cuidados e socorros que devem ser proporcionados às crianças, caso a prevenção fracasse.


PÚBLICO-ALVO

Professores e Funcionários


JUSTIFICATIVA

            O presente projeto justifica-se pela necessidade de capacitação, ainda que insipiente, dos profissionais da Unidade Escolar de Educação Infantil acerca dos cuidados essenciais e primeiros socorros às crianças pequenas.
            Cotidianamente, os meios de informação de massa trazem a nós, profissionais da educação ou não, informações sobre negligências e ignorâncias no que diz respeito aos cuidados, prevenção de acidentes e socorros, tanto da sociedade em geral, como em instituições especializadas no atendimento à infância, o que é mais preocupante ainda.
            Nota-se que geralmente os profissionais destas instituições não são capazes de promover atendimento emergencial eficaz ou nem ao menos, autonomia quanto à solicitação de socorro de instituições e serviços especializados.
            Isto também se agrava, quando se trata de negligenciar cuidados básicos de higiene pessoal e saúde coletiva.


OBJETIVOS GERAIS

            Sensibilizar e promover ações para que os profissionais da escola possam ressignificar o olhar para a importância dos cuidados na primeira infância, bem como capacitá-los minimamente para agirem com autonomia em situações de emergência.  



 CRONOGRAMA


DATA
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO
1º Dia
Evidenciar, aos professores e funcionários, a importância dos Primeiros Socorros Infantis.
- Cuidados/Socorros/Prevenção.
*Ferimentos, machucados, fraturas, desmaios, cortes, picadas de insetos, objetos estranhos (nos olhos, nariz, ouvido ou garganta), dor de ouvido, dor de dente, convulsões, sangramento nasal, intoxicações, ingestão de corpo estranho, aspiração de corpo estranho.
- Palestra interativa com os especialistas do SAMU (Serviço Ambulatorial de Urgência).
*Tela de projeção;
*Computadores;
*Retro;
*Folhetos;
*Cadeiras;
*Torso Humano;
*Esqueleto Humano;

*A avaliação será processual, diária, observando-se a participação e o envolvimento de todos, professores e funcionários, diante da proposta apresentada.  Serão levados em conta nessa avaliação, os indicadores de aprendizagem e interiorização dos cuidados na infância, da prevenção de acidentes e dos métodos de primeiros socorros, bem como da necessidade e importância dos mesmos.

2º Dia
Esclarecer, aos professores e funcionários, quais os procedimentos adequados que devem ser adotados enquanto se aguarda a chegada do Corpo de Bombeiros.
- Cuidados/Socorros/Prevenção.
*Incêndios / eletricidade, queimaduras.
- Palestra com militares do Corpo de Bombeiros do Butantã, São Paulo – SP.
*Filme – documentário de 20 minutos;
*Tela de projeção;
*Computadores;
*Retro;
*Folhetos;
*Cadeiras;
*Bonecos do corpo humano.

3º Dia
Sensibilizar, professores e funcionários, sobre os cuidados essenciais nos primeiros meses de vida da criança.
- Cuidados Pós-Parto.
*Higiene, troca, alimentação, exames necessários.
-Palestra com enfermeiros da ala Neo-natal do Hospital das Damas, Osasco – SP.
*Bonecos, produtos de higiene pessoal;
*Cartazes;
*Folhetos;
*Cadeiras.
4º Dia
Esclarecer quais os cuidados que professores e demais funcionários da escola devem ter, de forma corriqueira, com as crianças.
- Cuidados na Infância.
*Espaços e objetos apropriados, alimentação adequada, atenção diferenciada, Patologias (alergias, refluxos, etc.), Doenças da infância (catapora, caxumba, resfriado, sarampo, etc.), vacinação, acompanhamentos pediátrico e odontológico.
- Palestra com 2 médicos do Programa Saúde da Família da UBS do Jd. São Jorge, São Paulo – SP.
*Power Point;
*Data-show;
*Computadores;
*Folhetos;
*Cadeiras.



BIBLIOGRAFIA

RIZZO, Alexandre de Oliveira; OLIVEIRA, Alexandre Roberto Diogo de; PEYNEAU, Daniela Paes Leme et al. Plantão Médico: Urgências e Emergências. p. 128-132 e 134. Rio de Janeiro: Editora Biologia e Saúde, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário