PODE
|
NÃO PODE
|
1. Orar
|
1.
Jogar lixo no chão
|
2.
Fazer silêncio
|
2.
Comer na sala
|
3.
Ouvir e ser ouvido
|
3.
Jogar na sala
|
4.
Aprender juntos
|
4.
Subir na mesa ou na cadeira
|
5.
Obedecer
|
5.
Escrever na parede
|
6.
Ter disciplina
|
6.
Chorar
|
7.
Ler livros juntos
|
7.
Bater no colega
|
8.
Respeitar
|
8.
Falar palavrão
|
9.
Prestar atenção
|
9.
Brigar
|
10.
Ajudar o amigo
|
10.
Ficar com raiva
|
terça-feira, 2 de julho de 2013
O quadro de combinados (Bali, Indonésia)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nesse dia foi muito legal .Sempre qdo chegamos a primeira coisa a fazer é orar e depois cantar e dançar a músicas que falam de Jesus, mas oramos e então o Roberto que também é brasileiro começou a perguntar sobre o que eles achavam o que podia ou não fazer em nossa sala ,e eles foram falando tantas coisas que não caberiam em um único quadro , então selecionamos juntos com eles os mais importantes, e todos os dias eles olham e cobram de qualquer pessoa a atitude feita que consta no quadro, principalmente os menores, Lindo demais!!
ResponderExcluirFoi muito bom você ter me relatado isso porque isto mostra a rotina do grupo. E por falar em rotina, vocês podem organizar esta rotina em lista e colocar em um lugar visível para a turma. Assim todo início de aulam, antes de fazer tudo o que você disse, vocês e eles podem ler o "MENU" do dia, a saber, ORAÇÃO, MÚSICAS E DANÇAS, COMBINADOS,HISTÓRIA, ATIVIDADE X, ATIVIDADE Y DESPEDIDA ETC. Estas atividades com certeza farão com que eles adquiram mais segurança, pois saberão de antemão o que farão, o que vai acontecer e isso alivia as tensões, deixando o espaço aberto para a criação de vínculos e aprendizagem.
ResponderExcluirEste texto, a rotina, mais o texto dos combinados também servem para eles como textos-modelo para se arriscarem a ler e possivelmente escrever. Isto porque as palavras desses textos terão um significado grande, capaz de fazê-los decorar. E este decorar é significativo, porque facilita para eles a reflexão em relação às letras, sílabas e sons. Em outras palavras, eles começarão a relacionar aquilo que falam, leem, e aquilo que está escrito. Neste ajuste de fala-escrita, o conhecimento é construído sem que percebam.
Textos e práticas como estas ensinam a ler e mais que isso, ensinam os valores de ética e cidadania, os valores do Reino.
Aconselho a vocês proporem ao grupo o Dado do amor, o que me referi na postagem sobre a sequência de atividades com o fruto do Espírito.