terça-feira, 2 de julho de 2013

O quadro de combinados (Bali, Indonésia)


PODE
NÃO PODE
1.       Orar
1.      Jogar lixo no chão
2.      Fazer silêncio
2.      Comer na sala
3.      Ouvir e ser ouvido
3.       Jogar na sala
4.      Aprender juntos
4.      Subir na mesa ou na cadeira
5.      Obedecer
5.      Escrever na parede
6.      Ter disciplina
6.      Chorar
7.      Ler livros juntos
7.      Bater no colega
8.      Respeitar
8.      Falar palavrão
 
9.      Prestar atenção
9.      Brigar
 
10.  Ajudar o amigo
10.  Ficar com raiva
 

2 comentários:

  1. Nesse dia foi muito legal .Sempre qdo chegamos a primeira coisa a fazer é orar e depois cantar e dançar a músicas que falam de Jesus, mas oramos e então o Roberto que também é brasileiro começou a perguntar sobre o que eles achavam o que podia ou não fazer em nossa sala ,e eles foram falando tantas coisas que não caberiam em um único quadro , então selecionamos juntos com eles os mais importantes, e todos os dias eles olham e cobram de qualquer pessoa a atitude feita que consta no quadro, principalmente os menores, Lindo demais!!

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom você ter me relatado isso porque isto mostra a rotina do grupo. E por falar em rotina, vocês podem organizar esta rotina em lista e colocar em um lugar visível para a turma. Assim todo início de aulam, antes de fazer tudo o que você disse, vocês e eles podem ler o "MENU" do dia, a saber, ORAÇÃO, MÚSICAS E DANÇAS, COMBINADOS,HISTÓRIA, ATIVIDADE X, ATIVIDADE Y DESPEDIDA ETC. Estas atividades com certeza farão com que eles adquiram mais segurança, pois saberão de antemão o que farão, o que vai acontecer e isso alivia as tensões, deixando o espaço aberto para a criação de vínculos e aprendizagem.
    Este texto, a rotina, mais o texto dos combinados também servem para eles como textos-modelo para se arriscarem a ler e possivelmente escrever. Isto porque as palavras desses textos terão um significado grande, capaz de fazê-los decorar. E este decorar é significativo, porque facilita para eles a reflexão em relação às letras, sílabas e sons. Em outras palavras, eles começarão a relacionar aquilo que falam, leem, e aquilo que está escrito. Neste ajuste de fala-escrita, o conhecimento é construído sem que percebam.
    Textos e práticas como estas ensinam a ler e mais que isso, ensinam os valores de ética e cidadania, os valores do Reino.
    Aconselho a vocês proporem ao grupo o Dado do amor, o que me referi na postagem sobre a sequência de atividades com o fruto do Espírito.

    ResponderExcluir