O tipo ideal a ser utilizado durante o
processo no qual as crianças estão apreendendo os símbolos gráficos é a caixa
alta –termo da informática-, ou seja, a letra de forma maiúscula.
Essa preferência se dá por ela ser um
tipo de letra fácil de ser representada -não possuindo as ligações naturais da
letra cursiva cujo traçado é difícil de ser feito pelas crianças no início da
escolaridade- e por estar mais presente na cultura escrita da nossa sociedade.
O mundo está repleto de linguagem
escrita que utilizam o tipo “caixa alta” como padrão, assim como a letra
minúscula de imprensa, ou de forma. De modo que é importantíssimo que as
crianças que estão sendo alfabetizadas sejam expostas, num primeiro momento, à
esse tipo de letra para que possam identificá-las nos livros, gibis, revistas,
placas, etc.que encontrarão fora do contexto escolar, estabelecendo relação com
o aprendizado formal e os escritos do mundo.
Somente após a criança ter dominado
todos os símbolos gráficos e estar alfabetizada é que devemos ensiná-las a
utilizar a letra cursiva. Mas até mesmo esse ensino da letra cursiva já
está sendo questionado pelas autoridades da área educacional.
Como as letras de imprensa, nas suas
mais variadas formas, estão em todo material impresso no planeta e a utilização
mais intensa do teclado do computador, constatou-se a necessidade de investir
na utilização da letra de imprensa em todo nosso país.
Bom para os professores e muito melhor
ainda para aqueles alunos que sofrem com a Disgrafia, pois são taxados de
preguiçosos, desorganizados e criticados pelos pais e professores que
lhes cobram melhoras na grafia.
Di, a gente ensina só a maiúscula primeiro ou pode ensinar a minúscula junto? Porque na verdade eslas estão aprendendo agora a letra S e T , mas qdo a gente pergunta as outras letras elas não sabem e mesmo qdo acabam de fazer já não sabem identificar a letra.
ResponderExcluirBom, didaticamente é melhor ensinar um tipo de cada vez. Então trabalhem apenas com a lera bastão maiúscula. Explorem ao máximo:
ResponderExcluir* Leiam o alfabeto todo o dia com eles;
* Pesquisem uma música que recite o alfabeto em Indonésio e cante com eles uma vez na semana e também façam isso com uma canção em Inglês;
* Comprem as letras móveis (aquelas que eu tinha falado - de plástico e vazadas) e com elas deixem que eles brinquem; peça para eles "copiarem" o nome de algo que vocês tenham trabalhado;
* Formem crachás com os nomes deles e brinquem com eles identificando seus nomes e as letras que tem neles;
* Com esses crachás vocês podem brincar de caça-nomes. Vocês escondem os nomes deles pela sala e deixe que eles procurem até encontrar. Nessa brincadeira vocês podem dar dicas da letra inicial, letra final, quantidade de letras etc.
Qualquer dúvida, não hesitem.
Essa semana estamos ensinando as ultimas letras, y e z , e depois vamos fazer ma revisão do alfabeto e acho que essa dica é ótima, e será que dá pra incluir número junto ?
ResponderExcluirVou postar um texto sobre numerais e letras, ok?!
ResponderExcluirok
ResponderExcluir