“Estar longe ou pior,
fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão. É por isso que
transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o
que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador.
Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se
alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar.”
(FREIRE, 1996)
Nas palavras do mestre Paulo Freire, podemos delinear os grandes
objetivos da educação: formar e instruir. Instruir é dar condições para que se
alcance a autonomia intelectual, indispensável na leitura de mundo,
prosseguimento de estudos e exercício da cidadania. Mas como o grande educador
cita , esta autonomia não se pode ser construída num contexto em que não se
ensine e aprenda valores morais.
A
tarefa que se põe à escola é complexa. Construir valores é muito mais do que
trabalhar com jogos de regras. A escola precisa atuar de forma interdisciplinar
e se atentar para diferentes dimensões como as que se seguem.
Incluir transversalmente em seus conteúdos e situações de aprendizagem,
os direitos humanos, a ética, inclusão, convivência democrática, violência,
discriminação e outros temas de abrangência e urgência social, ligando-os diretamente
com a vida dos estudantes.
Pensar estratégias para que as relações interpessoais sejam
democratizadas. Que haja respeito mútuo, solidariedade. Que o conhecimento se
dê numa relação de dialogicidade, coletivamente, num ambiente em que o aluno se
sinta protagonista de sua construção do conhecimento.
O desenvolvimento da consciência lógica e moral é fruto de condições
psicossociais presentes na interação do indivíduo com a sociedade e o mundo.
Nesta interação o egocentrismo infantil sofre uma queda. E as relações de
cooperação entre os diferentes sujeitos no ambiente escolar contribuem para a
ascensão da autonomia moral.
Que haja intencionalidade. É preciso ter em mente quais valores
trabalhar. Uma boa sugestão é a Declaração dos Direitos Humanos.
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