1. Jogos que
façam referência a quantidade como o DOMINÓ.
2.
Jogos de
cartas que contenham números como os baralhos (convencional/UNO).Com estes jogos
é possível estabelecer batalhas entre cartas e decidir qual número “vale mais”
e qual “vale menos” e dessa forma aprender noções de equivalência, maior que,
menor que.
3.
Jogo 21 –
Neste jogo os alunos são desafiados a praticar adições mentais de forma
significativa e prazerosa.
4. Trabalho
com calculadoras.
5. Bingo
utlizando cartelas de bingo convencional.
6. Jogos de
percurso que utilizem dados.
7.
Atividades
que treinem a grafia (o desenho) dos algarismos.
8. A exploração
(no ambiente alfabetizador) de cartaz que exemplifique a função quantitativa
dos algarismos, com no exemplo:
9.
Utilização
de quadro de números (que também seja parte do ambiente alfabetizador da classe).
Com essas poucas sugestões
é possível iniciar o trabalho com as primeiras noções matemáticas. Caso surjam
dúvidas me perguntem em forma de comentários. Aos poucos incluirei mais
atividades. Assim que possível tentarei incluir vídeo-aulas gravadas por mim
para que você possam ter uma dimensão um pouco mais abrangente com o tratamento
didático dos conteúdos que vocês querem e/ou precisam abordar com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário