sexta-feira, 21 de junho de 2013

ATIVIDADES QUE AUXILIAM O EDUCADOR E O EDUCANDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Abaixo segue uma lista produzida por mim há algum tempo que de repente sirva como apoio a algum leitor.

Bom trabalho!

1)      Cantinho de leitura ao alcance dos alunos.
2)      Visitas à biblioteca
3)      Biblioteca circulante.
4)      Leitura, ainda que não-convencional pelo aluno, de textos já conhecidos do grupo.
5)      Leitura do alfabeto.
6)      Lista de alunos da classe.
7)      Mural da classe e exposição das atividades.
8)      Roda de conversa a partir de temas trazidos pelo grupo ou de leituras de textos jornalísticos pelo educador.
9)      Escrita conjunta da rotina diária.
10)   Produção de textos escritos ainda que de maneira não convencional, por todos os alunos, individualmente, em duplas produtivas, orais com destino escrito tendo o professor como escriba.
11)   Revisão de textos tendo o professor como leitor e escriba.
12)   Trabalho com a memorização significativa de textos como parlendas, poemas, quadrinhas, trava-línguas, brincadeiras musicadas, músicas.
13)   Produção de mini-dicionário da turma.
14)   Leitura, produção e exposição permanente de silabário ilustrado.
15)   Trabalho com diferentes listas e outros gêneros textuais.
16)   Trabalho com textos de Memória: textos fatiados em linhas, fatiados em palavras, textos lacunados, palavras lacunadas.
17)   Jogo das sílabas.
18)   Jogos de alfabetização.
19)   Letras móveis.
20)   Figuras.
21)   Teclado de computador.
22)   Trabalho com textos de circulação social, como cartazes, panfletos, folhetos, etc.
23)   Interpretação oral e escrita de textos diversos.
24)   Contagem de letras das palavras; contagem de sílabas.
25)   Leitura de ajuste como figuras e pequenos textos.
26)   Trabalho com cartões com escrita para encontrar seus pares ilustrativos.
27)   Cruzadinhas e caça-palavras.
28)   Ditados de campo semântico.
29)   Leitura diária de textos literários e não-literários em voz alta pelo professor
30)   Leitura de textos de memória com focalização de palavras ditadas pelo professor ou escritas por ele na lousa.
31)   Trabalho com o nome próprio. Trabalho com o nome dos familiares e sobrenome.
32)   Trabalho com rótulos de embalagens comerciais.
33)   Recorte e colagem de letras e palavras em revistas e jornais.
34)   Produção de textos em softwares de computador.
35)   Leitura de bilhetes enviados pela escola.
36)   Trabalho com agendas telefônicas.
37)   Trabalho com dicionários e diferentes portadores textuais.
38)   Trabalhos de pesquisa e relatórios de pesquisas.
39)   Comparações de escritas apoiadas em diferentes hipóteses pelos diferentes alunos.
40)   Análise das primeiras e últimas letras e sílabas das palavras.
41)   Trabalhos com textos instrucionais, como regras de jogos e receitas culinárias.
42)   Comparação de textos diferentes que falam sobre o mesmo tema.
43)   Análise de versões diferentes de uma mesma história.
44)   Audição de histórias em CDs.
45)   Assistir a vídeos infantis.
46)   Trabalhar com os textos escritos de coleções infantis como card’s.
47)   Trabalho com carimbos educativos.
48)   Leitura de palavras estáveis e análise dos sons das letras e sílabas.
49)   Análise de todo e qualquer material escrito que haja no ambiente da sala de aula e escola.
50)   Trabalho com legendas de figuras e fotografias.
51)   Organização de palavras em ordem alfabética.
52)   Organização do cantinho de leitura em ordem alfabética por título.
53)   Produção de etiquetas e plaquinhas identificatórias para os diferentes objetos e/ou coleções – quando se fizer necessário.
54)   Chamada com filipetas.
55)   Leitura de listas com focalização de grupos semânticos, como animais em extinção, frutas, jogos, brinquedos.
56)   Formação de palavras com grupo determinado de sílabas.
57)   Produção de rescritas e diferentes versões para um texto escrito.
58)   Leituras compartilhadas.
59)   Leitura de gibis.
60)   Trabalho com ilustração de pequenos textos a partir do entendimento de seu conteúdo.
61)   Produção de texto a partir de sequência de ilustrações.
62)   Reconto de histórias ouvidas e/ou lidas.
63)   Trabalho com dominós jogos da memória de letras e palavras, ilustrações.
64)   Sílabas móveis.
65)   Trabalho com duplas produtivas sempre.
66)   Leitura da escrita do colega e discussão de hipóteses.
67)   Transformações de palavras.
68)   Uso do dicionário.
69)   Acompanhamento de música e letra.
70)   Trabalho com palavras estáveis e/ou que estejam contextualizadas significativamente em listas e/ou textos de memória.
71)   Prática de atividades em que se valorize a escrita.
72)   Amigo secreto.
73)   Bilhetes.
74)   Produção de texto de autoria com o suporte de textos de autores experientes e que compartilhem o mesmo gênero discursivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário