ATIVIDADES QUE AUXILIAM O EDUCADOR E O EDUCANDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Abaixo segue uma lista produzida por mim há algum tempo que de repente sirva como apoio a algum leitor.
Bom trabalho!
1)
Cantinho de leitura ao alcance dos alunos.
2)
Visitas à biblioteca
3)
Biblioteca circulante.
4)
Leitura, ainda que não-convencional pelo aluno,
de textos já conhecidos do grupo.
5)
Leitura do alfabeto.
6)
Lista de alunos da classe.
7)
Mural da classe e exposição das atividades.
8)
Roda de conversa a partir de temas trazidos pelo
grupo ou de leituras de textos jornalísticos pelo educador.
9)
Escrita conjunta da rotina diária.
10)
Produção de textos escritos ainda que de maneira
não convencional, por todos os alunos, individualmente, em duplas produtivas,
orais com destino escrito tendo o professor como escriba.
11)
Revisão de textos tendo o professor como leitor
e escriba.
12)
Trabalho com a memorização significativa de
textos como parlendas, poemas, quadrinhas, trava-línguas, brincadeiras
musicadas, músicas.
13)
Produção de mini-dicionário da turma.
14)
Leitura, produção e exposição permanente de
silabário ilustrado.
15)
Trabalho com diferentes listas e outros gêneros
textuais.
16)
Trabalho com textos de Memória: textos fatiados
em linhas, fatiados em palavras, textos lacunados, palavras lacunadas.
17)
Jogo das sílabas.
18)
Jogos de alfabetização.
19)
Letras móveis.
20)
Figuras.
21)
Teclado de computador.
22)
Trabalho com textos de circulação social, como
cartazes, panfletos, folhetos, etc.
23)
Interpretação oral e escrita de textos diversos.
24)
Contagem de letras das palavras; contagem de
sílabas.
25)
Leitura de ajuste como figuras e pequenos
textos.
26)
Trabalho com cartões com escrita para encontrar
seus pares ilustrativos.
27)
Cruzadinhas e caça-palavras.
28)
Ditados de campo semântico.
29)
Leitura diária de textos literários e
não-literários em voz alta pelo professor
30)
Leitura de textos de memória com focalização de
palavras ditadas pelo professor ou escritas por ele na lousa.
31)
Trabalho com o nome próprio. Trabalho com o nome
dos familiares e sobrenome.
32)
Trabalho com rótulos de embalagens comerciais.
33)
Recorte e colagem de letras e palavras em
revistas e jornais.
34)
Produção de textos em softwares de computador.
35)
Leitura de bilhetes enviados pela escola.
36)
Trabalho com agendas telefônicas.
37)
Trabalho com dicionários e diferentes portadores
textuais.
38)
Trabalhos de pesquisa e relatórios de pesquisas.
39)
Comparações de escritas apoiadas em diferentes
hipóteses pelos diferentes alunos.
40)
Análise das primeiras e últimas letras e sílabas
das palavras.
41)
Trabalhos com textos instrucionais, como regras
de jogos e receitas culinárias.
42)
Comparação de textos diferentes que falam sobre
o mesmo tema.
43)
Análise de versões diferentes de uma mesma
história.
44)
Audição de histórias em CDs.
45)
Assistir a vídeos infantis.
46)
Trabalhar com os textos escritos de coleções
infantis como card’s.
47)
Trabalho com carimbos educativos.
48)
Leitura de palavras estáveis e análise dos sons
das letras e sílabas.
49)
Análise de todo e qualquer material escrito que
haja no ambiente da sala de aula e escola.
50)
Trabalho com legendas de figuras e fotografias.
51)
Organização de palavras em ordem alfabética.
52)
Organização do cantinho de leitura em ordem
alfabética por título.
53)
Produção de etiquetas e plaquinhas
identificatórias para os diferentes objetos e/ou coleções – quando se fizer
necessário.
54)
Chamada com filipetas.
55)
Leitura de listas com focalização de grupos
semânticos, como animais em extinção, frutas, jogos, brinquedos.
56)
Formação de palavras com grupo determinado de
sílabas.
57)
Produção de rescritas e diferentes versões para
um texto escrito.
58)
Leituras compartilhadas.
59)
Leitura de gibis.
60)
Trabalho com ilustração de pequenos textos a
partir do entendimento de seu conteúdo.
61)
Produção de texto a partir de sequência de
ilustrações.
62)
Reconto de histórias ouvidas e/ou lidas.
63)
Trabalho com dominós jogos da memória de letras
e palavras, ilustrações.
64)
Sílabas móveis.
65)
Trabalho com duplas produtivas sempre.
66)
Leitura da escrita do colega e discussão de
hipóteses.
67)
Transformações de palavras.
68)
Uso do dicionário.
69)
Acompanhamento de música e letra.
70)
Trabalho com palavras estáveis e/ou que estejam
contextualizadas significativamente em listas e/ou textos de memória.
71)
Prática de atividades em que se valorize a
escrita.
72)
Amigo secreto.
73)
Bilhetes.
74)
Produção de texto de autoria com o suporte de
textos de autores experientes e que compartilhem o mesmo gênero discursivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário